Causas e consequências do terremoto no Japão

Hoje pela manhã, o Japão teve um minuto de apreensão. Foi o minuto em que soou o alerta de que, em alguns instantes, um grande terremoto atingiria as terras japonesas. Os serviços de monitoramento das atividades sísmicas somente conseguiram prever a chegada do terremoto com um minuto de antecedência. Tanta tecnologia voltada para o rastreamento de abalos sísmicos que, na hora necessária, não funcionou adequadamente.

Acontece que, não somente houve um terremoto de grande magnitude (8.9 escala Richter, com epicentro cerca de 130 km de Sendai), como também ele provocou tsunamis de até 10 metros e outros terremotos secundários, que apenas aumentaram a catástrofe.

O Japão, por estar localizado no Anel de Fogo do Pacífico (área do oceano com grande encontro de placas tectônicas), sofre frequentemente com abalos de grande proporção, e, por isso, já há todo um preparo das autoridades japonesas para que sejam reduzidos o número de vítimas dos terremotos. Os prédios utilizam tecnologias para que, ao ocorrer certo tremor, eles caiam lentamente. Além disso, as estruturas das edificações possuem proteção contra fogo, para evitar que o desmoronamento seja seguido de grandes incêndios.

fogo-japo.jpg

Créditos: AP

Com toda essa preparação japonesa, é inevitável a pergunta: Por que, mesmo com todo o preparo, os prédios pegaram fogo e cerca de 1800 casas foram destruídas?

Isso aconteceu pois o terremoto foi sucedido pelas imensas tsunamis citadas anteriormente. A soma de um grande abalo com as tsunamis e os fortes tremores secundários gerou o caos. Um dos abalos secundários foi de 6.4 na escala Richter (força que destrói áreas de até 180 quilômetros distantes do epicentro).

As tsunamis de 10 metros conseguiram a proeza de infiltrarem-se na terra japonesa chegando até 10 km dentro da costa. Elas destruíram as plantações e carregaram consigo casas e carros como se fossem brinquedos. Em um dos locais atingidos pelas mesmas, a defesa civil japonesa localizou cerca de 300 corpos, que foram levados pela correnteza para uma localidade fixa.

terremoto_japao_repoducao2.jpg

Créditos não encontrados

O conjunto de abalos também atingiu a usina nuclear de Fukushima, fazendo com que aproximadamente 45 mil pessoas fossem deslocadas porque os níveis de radiação fora da usina estavam 8 vezes o normal (e dentro da usina, mil vezes o normal). Ademais, 70 mil pessoas da área de Sendai também estavam sendo evacuadas para regiões seguras (o governo japonês fechou rodovias em partes altas do país para servirem de abrigo).

aeroporto-japo.jpg

Créditos: Kyodo / Reuters

Para piorar a situação nipônica, centenas de voôs internacionais partindo dos aeroportos de Haneda e Narita foram cancelados. Segundo a CNN, cerca de 20 mil pessoas estão presas nesses dois aeroportos, os quais estão inoperantes.

Consequências fora do Japão

Os abalos fizeram com que o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (que fica no Havaí) expedisse alertas de tsunamis para 50 países. Nos Estados Unidos, as ondas do Havaí e da Califórnia atingiram cerca de 2,5 m além do normal. No Canadá, a equipe de filmagem e o elenco da saga de filmes “Crepúsculo” foram evacuados para regiões altas, apesar de não haver previsão de tsunamis na região.

Para a comunidade japonesa no Brasil, a operadora de TV por assinatura NET liberou o sinal da rede japonesa NHK (que faz uma cobertura da tragédia 24 horas por dia) até mesmo para quem não a assina. Está difícil a comunicação com os japoneses: as linhas telefônicas sofrem panes e congestionamentos, a internet está desligada em 30% do país e as redes de televisão nada podem fazer para localizar pessoas específicas.

Você pode conferir os diversos terremotos no Japão em: http://www.pbs.org/newshour/multimedia/japan-earthquake/

Nota do Autor: Dedico este post, assim como os outros posts de sucesso na história deste blog à minha bisavó Hydéa Pacheco, que faleceu ontem pela manhã, com 92 anos.

 

Anúncios

46 ideias sobre “Causas e consequências do terremoto no Japão

      1. milena

        bom seu pensamento positivoo as pessoas tem que pensar assim tipo se eu tivesse eu tabem doaria mas como nao tenho eu coloko na mão de deus porque ele sabe oque faz

    1. julia

      mas falando sério eu ajudária mesmo.imagine se isto acontecesse aqui no Brasil!Seria horrivel como está sendo para eles.eu sinto muito mesmo….

      Resposta
    2. diego

      graça a Deus que nao tem isso aki no brasil podem fala que o brasil nao e o pais mais rico mais pelo menos nao tem isso ne Deus foi muito bom tomara que isso nunca acontece aki vamos ora pelos japoneses quem tem muito dinheiro ajudam ele pf

      Resposta
      1. Thiago Bittencourt Autor do post

        natielle,

        Os japoneses apenas construíram a usina nuclear e os conjuntos habitacionais ali pois não há outro lugar viável. Seria impensável construir os empreendimentos atingidos pelo terremoto em qualquer outro lugar: O Japão só tem suas ilhas como território. Pode-se fazer as construções no litoral ou no interior, sendo que o interior do país é montanhoso, e portanto de difícil ocupação.

        Abraços,
        Thiago Bittencourt (Editor-geral – AtUaLiZaDo)

    3. DanteSparda

      filho da puta doa dinheiro pros cheneses porque motivo
      foi no japao o imbecil,a china tem dinheiro saindo pelo
      cu.

      Nota do Autor: DanteSparda, tente não xingar aqui nos comentários. As pessoas que comentam aqui podem somente ter lido o título do post com pressa, e comentado com base no pouco que viram nos jornais.

      Resposta
    4. erduarda

      eu tabem adoraria ir ao japao meu sonho e de iir la para ver como é mais o que me deixou triste foi o que aconteçeu no japao deve ser triste tomara que voute tudo normal para eles amem.

      Resposta
    1. Ana

      Concordo! Quem crê na palavra de Deus, sabe que tudo isso é cumprimento. O próprio Jesus Disse:

      E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Lucas 21:11

      Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mateus 24:7

      Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. Marcos 13:8

      Resposta
    1. Ana

      É verdade! Mas os escolhidos de CRISTO já terão sido arrebatados quando a grande tribulação começar. Portanto, aquele que confessar JESUS CRISTO como seu único e suficiente Salvador, será arrebatado. E não serão afetados, por que já estarão na glória!

      E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
      Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? LUCAS 18:7-8

      Resposta
  1. daniel

    nenhum de nos pode ajudar com tanto mais todos podem ajudar com um pouco ate alcançar um valor so q o pensamento de ja q nao posso doar 1000000 na permite q ajudem com apenas 10 ou quanto for possivel se cada um ajuda com um pouco esse valor pode ser ate mais q 1000000

    Resposta
  2. Débora Gislene Rodrigues Silva Soares

    é o fim dos tempOs..tudo isso tah na biblia em mateus 24..acho ki todos vão acreditar sÒ quando tiver o arrebatamentO…e sumir um monte de gente do nada…ai vãO falar que foram os extraterrestres….a tendência de agora pra frente é só piorar!!!

    Resposta
  3. Pingback: Informações sobre os ataques à Líbia « AtUaLiZaDo

  4. diego

    to muito triste com esses acontecimentos no japao
    mais sera que eles iam doar dinheiro pra nois brasileiros se acotecesse isso aki no brasil

    Resposta
  5. Camila

    Afs , vss ficam colocando o nome de Deus no meio , falando que Deus que fez isso porque os japoneses não adorava ele . Vss acham que Deus faria uma coisas dessas ? Eu acho que não , né ? Deus não iria fazer isso só porque eles não adoravam a Deus , e vss não sabem se eles adoravam ou não . Então vss não tem o direito de falar o que não sabem . Então , parem de colocar Deus no meio , de coisas que vss nem sabem e ficam inventando . Alguém por aqui já foi no Japão pra ver se eles adoram a Deus ? Acho que não . E isso também não é coisa do homem , porque são as placas tectonicas que se movimentam , o homem não fez nada para elas se movimentarem , o nosso planeta é assim , e não podemos mudar . E perguntaram ai porque que construiram lá se sabiam que era assim . Porque se fosse assim , só existiria paises por aqui na America do Sul , porque no mundo inteiro acontece isso . Então , vss tem que ver as coisas direito pra depois sair falando por ai .

    Resposta
      1. Thiago Bittencourt Autor do post

        Quando se fala que o terremoto foi culpa de Deus, entramos numa discussão sem fim. Há os que acreditam em Deus (também é meu caso), os que não acreditam ou até mesmo os que não ligam para isso. Certamente o Japão sofreu muitos terremotos na sua história, e ainda vai sofrer, mas isso não é obra divina. Deus, para os que acreditam nele, nunca iria amaldiçoar um povo. O que ocorre nas terras japonesas é o tratado no post, o Círculo de Fogo do Pacífico.

        Fico feliz em ver os sentimentos de muitos em relação à tragédia, mas é preciso saber que ela se repetirá, e não é nada que os humanos possam evitar até agora.

        Abraços,
        Thiago Bittencourt (Editor-geral – AtUaLiZaDo)

  6. CECILIA

    MORO AQUI NO JAPAO A 20 ANOS ,ESTOU MELHOR DO MEU TRAUMA AGORA ,MAS AS NOTICIAS AQUI NAO SAO BOAS ,TEM A POSSIBILIDADE DE DAR MAIS UM ,GRANDE TERREMOTO ,SEGUIDO DE TSUNAMI , COM AS MESMAS OU MAIORES DIMENSOES,.O FATO E QUE VIVO AQUI IMAGINEI.COMO CONVIVER COM UM FATO ASSIM ,DEPOIS DE VER TODA ESSA TRAGEDIA ,E SENTIR UM TERREMOTO DE MAGNITUDE DE 6 ,,COMO AQUI TEVE EM KANAGAWA DIA 11. NAO SEI BEM O PORQUE ,MAS ESSAS SAO AS PREVISOES DAQUI ,E NAO E NADA FACIL VIVER SABENDO QUE PODE DAR A QUALQUER MOMENTO TUDO ISSO DE NOVO ,SO POSSO E CONTINUAR A VIVER E TENTAR NAO PENSAR NISSO ,CECILIA

    Resposta
  7. eduardo

    é graças a deus que isso não acontece aqui mas logo logo acontecerá
    do jeito que o munda esta não duvido de mais nadaaa
    oque podemos fazer agora é orar bastante por essas pessoas

    Resposta
  8. Katia

    Inacreditavel que, depois de um terremoto e CONSECUENTES TSUNAMiS nas Filipinas que mataran quase 300 mil pessoas, ocorra um forte terremoto no mar do Japao e as pessoas sigam tranquilamente andando pelas ruas, a pé ou dentro de seus carros, e estavam em suas casas, quando deveriam ter inmediatamente corrido para lugares altos. Por isso tantas mortes. Morreram por pura inconciencia.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s