A nova geração de videogames

ps_vita00.jpg

A glória da sétima geração de videogames está chegando ao fim. Em 2012. Não por causa do fim do mundo, mas por causa do início de uma nova guerra entre os gigantes do mercado. Desta vez, os jogos não estão limitados à tela de uma televisão ou um portátil.

A Sony não revelou nenhuma informação da pesquisa do PlayStation 4, mas reforçou na E3 a chegada do PlayStation Vita, antes batizado como NGP e PSP 2. Os gráficos deste videogame são comparáveis aos do PS3, além de incluir um sensor de movimento, uma tela touchscreen e um touchpad. O videogame terá uma versão 3G e terá funções de chat e compartilhamento de troféus. A versão mais barata sai por 250 dólares, ainda este ano.

Já existem vários trailers de jogos na internet. Por enquanto, mais de 80 títulos já estão sendo desenvolvidos para o novo portátil. Também existem jogos que permitem partidas multiplayer entre usários do PSVita e do PS3.

A Nintendo, por sua vez, desenvolveu o 3DS, já disponível no mercado. Possui gráficos geralmente decepcionantes e títulos limitados, mas esta última deve ser superada nos próximos meses, com a chegada do novo Super Mario e do Mario Kart 3DS.

Agora, a empresa aposta todas as fichas no próximo console, o Wii U. Mais uma vez, a Nintendo tenta revolucionar o modo de jogar, incluindo uma tela touchscreen em cada controle novo e aproveitando os controles do Wii. Porém, os jogos revelados até agora não deram uma  impressão definida da capacidade gráfica, com algumas exceções. O novo título do Zelda ainda não foi oficialmente divulgado.

zelda.pngO console custará provavelmente entre 250 e 300 dólares, mas o preço oficial não foi anunciado. A data de lançamento é indeterminada, mas a Nintendo planeja lançá-lo em 2012. Provavelmente, o novo controle também pesará muito no bolso.

Enquanto isso, a Microsoft fez uma apresentação tímida na E3: não anunciou nenhum novo console, mas revelou novos títulos para a franquia do Kinect, que deverá ser o substituto do próximo console por alguns anos a mais. A empresa também não criou nenhum console portátil até hoje.

Também, foi anunciado o desenvolvimento de um novo título da saga Super Smash Bros. para o Wii U e, finalmente, para o portátil 3DS. O jogo poderá incluir personagens da Capcom, como o Megaman, e possivelmente aceitará algum tipo de interação entre as duas versões do jogo. Também existem rumores de que o novo jogo permitirá a criação de lutadores customizados.

Essa fraqueza da Microsoft é refletida no mercado de tablets, liderado pelo iPad da Apple. Para compensar o estrago, eles estão trabalhado no sistema operacional Windows 8, que também será compatível com os tablets. Enquanto isso, a Apple trabalha no poderoso iPad 3 e nos inúmeros aplicativos da empresa.

towermadness.jpg

Texto por João Vitor Braz.

Créditos das Imagens:

http://www.parada360.com.br/parada360/wp-content/uploads/2011/06/ps_vita00.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-dga4RfQhcDA/Te6GYXntyJI/AAAAAAAAEH8/3NchA52j7Cg/s400/Zelda_Wii_U_01.png

http://osxdaily.com/wp-content/uploads/2011/05/towermadness-tower-defense-game-ipad.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s