Dissertação – Razões para a desmilitarização

A civilização humana já passou pela Era das Revoluções, das inovações tecnológicas e até mesmo pelos períodos de industrialização. Entretanto, atualmente pode-se observar o Século dos Conflitos. Intermináveis batalhas tornaram-se padrões sociais, entraves à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento humano. Apesar disso, ainda há aqueles que reprovam a desmilitarização.

Apoiadores das causas bélicas tentam justificar a necessidade de armas. Argumentam que, com a atual ordem mundial, o aparato militar garante a segurança de cada Estado. Por outro lado, o que se vê é a transformação das forças armadas em instrumentos de opressão social. Cada vez mais, tais instituições servem para defender os interesses de grupos específicos.

Certos indivíduos alegam a presença de armas junto a assassinos. Porém, os Estados Unidos, potência admirada mundialmente, foi em suas guerras responsável por mais mortes que Hitler. Percebe-se então que a aplicação armamentista se dá em sociedades não conturbadas também. É estabelecido o monopólio do setor bélico por certos países, que usam o poderio para coagir outras nações.

As constantes evoluções quanto à produção de armas têm possibilitado o incremento do poder destrutivo das mesmas. No passado, equipamentos como arco e flecha e espadas garantiam a segurança de diversos impérios e reinos por todo o globo. Atualmente, por meio de um computador, certos países são capazes de enviar mísseis nucleares que massacrarão os inimigos.

Para a manutenção dos inúmeros Ministérios da Defesa existentes, há a movimentação de dinheiro no setor armamentista. Com a redução dos gastos militares, , o capital investido nesse ramo pode ser redirecionado para outros fins. Maiores estímulos para a melhora da qualidade de vida e para o progresso poderão ocorrer.

A desmilitarização traz diversos benefícios, que apenas contribuem para a espécie humana. Contrariando Hobbes, é possível que o homem abandone a maldade, e viva em um planeta pacificado. Nessa Terra idealizada, não haveria desafios para o prevalecimento dos Direitos Humanos. O bem-estar social seria plenamente alcançado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s