Dissertação – Ao infinito e além

Congresso_brasilia

Foto do Congresso Nacional, em Brasília. (Créditos: Goruccio – Wikipédia)

Em uma época na qual o foco do governo brasileiro era desenvolver o país, o projeto de construção de Brasília foi visto com euforia. Havia esperança de que a nova capital federal simbolizasse a modernidade e a inovação almejada por Juscelino. No entanto, percebe-se que Brasília perdeu grande parte de sua influência futurística atualmente. O sonho arquitetônico de JK torna-se cada vez mais antiquado e conservador.

O centro político brasileiro é vítima da péssima gestão do espaço urbano do país. As fachadas monumentais elaboradas por Niemeyer foram degradadas ao longo do tempo, e não são devidamente restauradas pelo poder público. A integração entre as diversas regiões nacionais por meio das rodovias é afetada pela baixa qualidade das estradas federais. Os gargalos estruturais são indícios de uma cidade ultrapassada, não sincronizada com o progresso.

Uma das justificativas dadas para a construção da capital foi a necessidade de ocupar o interior do país, assim como feito na Marcha para o Oeste estadunidense. Entretanto, o Distrito Federal se situa praticamente isolado em relação a outros núcleos metropolitanos. A interação de Brasília com o resto do país se dá principalmente pelas capitais estaduais. A ocupação de regiões periféricas não se concretizou, o que reforça o conservadorismo brasileiro.

Como sede da política nacional, o projeto de JK tem sua imagem afetada pelos protagonistas de tal política. A partir de 1985, com a retomada da liberdade de expressão, os diversos casos de corrupção passaram a ser divulgados à população. Com isso, a obra-prima de Niemeyer passou a ser associada a um lugar da impunidade, da corrupção, do desrespeito às leis. Essa concepção não é desejada pela sociedade brasileira, embora seja amplamente aceita.

Brasília é o mais importante pilar da política nacional. Ainda que a degradação de seu espaço e a falta de infraestrutura de seu entorno estejam presentes, a capital apresenta sinais de que pode ser renovada. O julgamento do mensalão pelo STF pode encerrar a tradicional impunidade. O Programa de Aceleração do Crescimento, iniciado por Lula, pode beneficiar a cidade em breve. Logo, é possível garantir que alguns desejos de Kubitschek sejam concretizados.

Anúncios
Este post foi publicado em Temas em por .

Sobre Thiago Bittencourt

Estudante de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Amante das ciências humanas, adorador do jornalismo crítico, poliglota em eterno aprendizado e escritor por hobbie. Pesquisa entusiasticamente sobre o processo de globalização, com destaque no impacto dele para o desenvolvimento humano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s